Voltámos às vitórias este domingo. Ganhámos 3-1 ao Vitória de Guimarães. Jogámos bem? Não! Fizemos uma exibição conseguida ou competente? Mais ou menos! Mas o Jese marcou o seu primeiro golo e só isso nos deveria fazer elevar as mãos ao céu e agradecer efusivamente!

Quem foi a Alvalade ver a bola, quase que saía de lá surdo! Pelo som altíssimo nas colunas no fim do jogo… Parece que desta forma desaparece a oposição ao Varandas… Serão estes sensíveis ao som?

Também este domingo assistimos a uma outra novidade! A activação da SporTV no estádio propunha que a malta visse os próximos cinco jogos do Sporting em casa! EM CASA! LOL! Claro que ninguém pareceu muito incomodado com isso… Só eu! Será normal no Estádio da Luz ou no Dragão os adeptos e sócios serem convidados a preferirem o sofá ao estádio para assistirem ao seu clube? Será isto uma nova experiência da GB? “Vá à bola sem sair de casa!!”

E depois a cena com as Claques…

Quero começar por dizer que estou na Central B mas não fui dos que assobiei as Claques quando estas se manifestaram contra Varandas e sua Direcção.

Concordo com o protesto destas? NÃO! Não compreendo como puderam pensar que aquela seria a melhor forma de protesto…

Não foi! E nunca será! Existe uma faixa muito alargada de adeptos e sócios do SCP que estão contra as claques, muito por culpa o seu passado recente (leiam a crónica anterior). E ontem viu-se essa falta de suporte ainda para mais porque estávamos a ganhar…

Concordo com o facto de a Direcção ter mandado remover o nome da Juve Leo e do Directivo XXI do friso por cima dos respectivos sectores? Também não! O Varandas está a provocar a ver se lhe sai uma “Marinha Grande” e desta forma, conseguir vitimizar-se e ganhar espaço para se libertar da pressão a que está neste momento sujeito.

Sabem o que eu gostaria de ter visto? Os sectores das claques todos vestido de preto ou branco e os seus elementos calados e sentados os 90 minutos! Isso sim seria dar aos Sportinguistas uma visão de qual a verdadeira razão para uma claque existir… Além do mais, a malta das centrais não está lá para cantar ou bater muitas palmas… Está lá para ver o jogo.

Se as Claques me permitem um conselho, faltem ao próximo jogo fora com o Paços de Ferreira para a Taça da Liga! Seria engraçado não seria? Mas desconfio que o braço de ferro vai continuar nestes moldes!

A Direcção também não tem estado bem neste processo e ontem, após terem sido lançadas tochas e fumos, não vai poder passar essas multas a ninguém, pois suspendeu unilateralmente o protocolo com os GOA e por isso fica impossibilitado de os responsabilizar por estes “crimes”. Aliás, onde anda a Segurança do Estádio? Afinal a malta e revista para quê?

Estou consciente que no seio das Claques existem muitos votos que podem virar a balança em favor de ou até mesmo eleger um candidato a Presidente em detrimento de outros…

Mas, da mesma forma que ao Clube não lhe cabe apoiar este ou aquele partido, enquanto instituição, às claques não cabe apoiar este ou aquele candidato ou esta ou aquela direcção. A uma instituição exige-se que seja equidistante, para que os seus membros tenham liberdade de escolha.

Uma última palavra para a Direcção. A vossa actuação está neste momento a roçar o despotismo. Continuam a dar-se mal com as críticas e, no caso das Claques, usaram meios institucionais para as calar!

Os membros das Claques são sócios do Clube de pleno direito e por isso livres são para apoiar ou não, as Direcções, sem que a instituição a que pertencem sofra represálias.

A suspensão das gb dos membros das Claques é outra vergonha que deveria merecer um forte castigo das autoridades de protecção ao consumidor deste país!

Estes e outros métodos de perseguição pidescos estão de facto em linha com o ADN destes órgãos sociais que desde a sua eleição demonstraram pouca apetência para a democracia e pouco respeito pela liberdade.

Varandas se acima de tudo és militar, lembra-te do que juraste no teu Juramento de Bandeira. O que estás a fazer hoje não dignifica a instituição que te formou!

Saudações Leoninas a todos.

P.S. Se não houver mais desenvolvimentos neste assunto, para a semana falarei na Destituição do Dr. Rogério Alves e do Juiz Conselheiros Baltazar Pinto.