O Campeonato futebol sénior masculino acabou finalmente. Ficámos, segundo alguns consócios, num “glorioso” terceiro lugar, honrosamente à frente o SC Braga e a 13 PONTOS do vencedor, o SLB.

Claro que ainda falta disputar a Final da Taça de Portugal que teriamos toda a obrigação de ganhar, mesmo sendo contra o FC Porto, e escrevo teriamos porque se a explicação para o lugar na Liga foi a invasão de Alcochete, creio que o mesmo critério terá de ser aplicado a esta Final!

É claro que a “desculpa” da Academia é só mesmo isso! Parece que a seguir a esse acontecimento, não tivemos uma Comissão de Gestão, comandada pelo “amego” Sousa Cintra que, com a conivência de todos os candidatos às eleições de 8 de Setembro, meteu a mão na organização desta época, tendo inclusive despedido um treinador contratado para por lá o Josepe Zero (Querem maior atentado que este?)!

E que a actuação do Cintra não se resumiu ao treinador… Também tomou algumas opções no mínimo estranhas na construção da equipa, que nos deram um desvio negativo de 17 milhões de Euros… Fico à espera (sentado) da auditoria forense a este periodo do Sporting Clube de Portugal.

Mas não… A narrativa mantêm as culpas em Alcochete! Somente Alcochete (e o Bruno claro!!!!) é responsável pela miserável (ou pela muito razoável e louvável, segundo alguns) prestação da equipa este ano. Não fomos campeões por causa de Alcochete …

A boa notícia é que esta época já acabou! E a que começa já não vai ter Alcochete no seu início, a não ser como centro de treinos da equipa de futebol.

Finalmente a total responsabilidade da gestão da Equipa cairá sobre esta Direcção. Acabou o ano zero que, ao contrário do que preconizava Varandas numa entrevista à Sporting TV, não foi nada “fácil fácil”.

Esperemos que a visão do Presidente tenha melhorado bastante neste final de época e que a próxima nos traga o título máximo do futebol sénior em Portugal e em Maio de 2020 estejamos a festejar no Alvalade XXI (O Marquês precisa de ser desinfectado com criolina) e no PJR.

A margem de manobra reduziu-se e muito e já não haverá desculpas para as “azelhices” cometidas este ano!

Permitam-me que envie um recado em discurso directo para o Presidente do Sporting Clube de Portugal: Agora é a doer Frederico Nuno e com ou sem investimento, poupanças ou não na folha de salários, com jogadores pernetas, vesgos ou super estrelas, no próximo ano a responsabilidade é TOTALMENTE tua! E nós temos de ser campeões para o ano!

Por isso Frederico “put your best game on” porque acabou-se a brincadeira e as desculpas! Se disseste que eras o candidato melhor preparado para gerir o futebol, pelo teu vasto conhecimento e tempo junto ao plantel, agora está na hora de fazeres jus às tuas palavras!

Uma nota final Frederico. A luta pela verdade desportiva não se faz com palavras de circunstancia, no final de um qualquer jogo! Essa luta faz-se com acções concretas de alteração das politicas em vigor, de pressão e influência sobre os Orgãos Judiciais e do Poder Central. Esta luta é muito mais política do que tu possas imaginar e portanto, rodeia-te de pessoas que te possam auxiliar nesse sentido.

Haveria muito para dizer sobre a forma de evitar que os árbitros nos prejudiquem… Mas tu não és, seguramente, a pessoa certa para falar sobre estes assuntos.

Uma nota final Frederico, em jeito de conselho… Por favor pede a alguém que te ajude com a diccção… Um Presidente do Sporting tem de falar em público e tu, quando o fazes, soas como um prego a arranhar uma ardósia. Por muito interessante que a tua mensagem seja…

Saudações Leoninas.