Este fim de semana o Sporting Clube de Portugal sagrou-se Campeão da Europa de Hóquei em Patins. 42 anos depois voltamos a ganhar a maior e mais importante competição de clubes do mundo da modalidade.

Quero endereçar os parabéns a toda a estrutura do Hóquei e aos seus jogadores, porque são verdadeiramente Leões! E são eles que representam, verdadeiramente, o Clube, dando dimensão ao mote dos nossos fundadores: “Ser tão grande como os maiores da Europa!”.

Todo o Sportinguista, sócio ou simplesmente adepto, deveria sentir um imenso orgulho nestas conquistas, porque são estas que fazem crescer a verdadeira militância no Clube! E, acima de tudo, são vitórias do nosso Clube, logo deveriam ser sempre um motivo de satisfação para todos!

São estes momentos que cimentam a nossa cultura de Clube ganhador, que luta até ao fim pelas competições onde entra… Ou deveria competir…

Mas infelizmente existem muitos “consócios” que consideram estas modalidades menores e quase que desprezam estes títulos arduamente conquistados, somente porque não são de futebol.

“Estávamos mal habituados com BC foram 5 anos sempre a ganhar a champions da carica,do pião”. Esta frase é de um dos haters que nos presenteia com a sua presença em quase todas as crónicas do Banco de Suplentes!

Para estes “Sportinguistas” as vitórias das modalidades, sejam europeias ou não, são infra-vitórias… Não interessam… Não contam! Para estes adeptos e sócios do Sporting (dizem eles que são) só as vitórias no futebol são importantes!

Diariamente são estas pessoas que nos dizem que o Sporting só se resume ao futebol! Tudo o resto é um gasto de dinheiro desnecessário … Não é ó Duque? Para uma parte considerável dos Sportinguistas estas vitórias são tão ou mais importantes que as do futebol, quanto mais não seja porque: 1º são uma realidade – Acontecem de facto; 2º – São do nosso Clube e logo, são vitórias do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Se o Sporting tivesse Pião e Carica teria que obrigatoriamente ser campeão nessas duas modalidades porque, só assim, seriam dignos de usar a verde e branca com o Rampante! E sim teriam de mais tarde ou mais cedo conquistar a Champions!

“Ó moço, então se não são estas vitórias que estes “sportinguistas” relevam quais são?” Muito bem perguntado da vossa parte! Nos últimos 18 anos não faço ideia! Mas a resposta poderá estar noutro evento desportivo que aconteceu em Alvalade este fim de semana…

Empatámos em casa com o Tondela em Futebol de 11… Ora este empate privou-nos do titulo de campeão dos jogos em casa (Obrigado ao Record por dar significado a este 3º lugar) o que deixou muito “Sportinguista” frustrado! Tão frustrado que só lhes passou a azia, porque conseguimos um calmo 3º lugar e houve volta olimpica e bolas assinadas no final desse resultado épico!!!

Nem um título europeu, numa modalidade histórica do Clube, que há 6 anos estava na Segunda Divisão, pareceu acalmar a azia de um título importantíssimo perdido!

Curiosamente estes “sportinguistas” são os mesmos que me mandam ir apoiar o Bruno de Carvalho futebol clube, mas o engraçado é que eu apoio muito mais modalidades do Sporting que eles e parece que sou eu é que estou mal!

Para estes deveriamos desinvestir nas modalidades para investir no futebol de 11 (claro que com esta Direcção a palavra investir pode ter uma panóplia de significados, que não necessariamente aqueles que vêm no dicionário). Mas seguramente que todo o dinheiro poupado irá parar à conta do Mendes e a equipa continuará a dar-nos as mesmas vitórias que nos últimos 18 anos… BOLA! E já agora as mesmas alegrias!

De facto pertencemos a dois Clubes diferentes! Como dizia alguém no Twitter, se alguma vez um outro Santana Lopes nos voltar a perguntar que modalidade escolhemos para acabar, eu escolho o Futebol!

Talvez assim finalmente pudesse haver união e paz!