Então lá ganhámos ao Feirense num jogo de encher o olho? Estamos cada vez mais fortes e o Keizer cada vez mais adaptado ao Futebol Português. Agora só falta que lhe digam que está a treinar o Sporting Clube de Portugal e não o Odivelas!

Na passada semana surgiu mais uma “informação” sobre o futuro do Sporting Clube de Portugal.

Segundo quem a pôs a correr, uma senhora chegaria no sábado para negociar a SAD para a Holdimo, ontem, segunda-feira! Até ao momento que escrevo esta crónica ainda não havia confirmação de que essa negociação teria sido concluida e a SAD vendida!

Gostaria de analisar esta “informação” até porque, como todas as deste género, não tinha muitos detalhes.

Ela foi negociar com quem? Com a SAD do SCP? É que para haver alienação de património, por parte da SAD, teria de haver uma AG e aí haver uma votação favorável à alienação por pelo menos 75% dos presentes.

Ok. Então se não foi com a SAD terá sido com os Bancos detentores das VMOCS? Bem isto sim poderia ter acontecido, se não fosse o caso de estas só poderem ser negociadas em 2026 e ainda assim, o Sporting Clube de Portugal, Clube, ter o direito de preferencia na recompra e para abdicar deste, teria de realizar uma AG onde essa proposta recebesse os votos favoráveis de 75% dos sócios presentes.

Resta-me concluir que a senhora da Holdimo veio a Lisboa ou apanhar sol (que neste fim de semana esteve escasso) ou ver a Bola (se foi ao Galinheiro viu 10 golitos)! O mais estranho desta “informação” é que a Holdimo tem um Administrador Delegado na SAD, mas pelos vistos não serve para negociar. Teve de vir a Senhora!

Como esta “informação verdadeira”, existem n todos os dias com um qualquer objectivo que ainda não consegui perceber mas que em nada ajuda o Sporting.

É tanta a informação a circular que já ninguém consegue distinguir a verdade do absurdo! E cada vez vamos ficando mais saturados com essas “pérolas”, até ao dia que já não liguemos a nada. Como na história do Pedro e do Lobo, que de tanto gritar lobo, quando este realmente apareceu ninguém acreditou no Pedro.

A desconfiança está instalada desde Junho de 2018 e alastra-se a cada dia que passa. Pouco se vê, da parte do Clube, para tentar resolver esta situação e os silêncios gritantes a que a Direcção se devota, em nada contribuem para pacificar o Clube, aliás tem o efeito contrário.

Continuamos a viver sem respostas concretas e a alimentarmo-nos de suposições ou opiniões de gente dúbia, que em vez de trazerem luz, contribuem para o adensar das sombras e do cinzentismo em volta do Clube.

Talvez o lançamento do livro “Sem filtro” de Bruno de Carvalho, venha agitar um pouco este cinzentismo e trazer alguma luz sobre os últimos 5 anos, permitindo que, pelo menos, possamos ficar a conhecer a versão do autor, já que a alternativa é-nos bombardeada todos os dias pela CS.

Uma coisa é certa. O Sporting está em metamorfose e em breve saberemos em que é que se transformou. Ou no Clube forte e pujante, que instilava orgulho nas suas gentes ou num clube passivo-agressivo, que não consegue decidir o seu rumo, nem defender o seu legado, tornando-se numa caricatura daquilo que já foi.

E como sempre esta metamorfose será conduzida por nós, Sócios!

Voltando à Holdimo e ao tema desta crónica, não quero de forma alguma fazer a apologia da Holdimo ou de qualquer outro acionista passado, presente ou futuro.

Quero sim que fique bem claro que a maioria das supostas informações que circulam pela net só tem um propósito: a manipulação da opinião do Sócios.

Saudações Leoninas