O título da crónica de hoje é uma citação directa do actual Presidente do Sporting Clube de Portugal, Frederico Varandas.

Muitos pensaram que ele se tinha enganado mas, de facto, ele disse a maior verdade sobre o Sporting Clube de Portugal. A Alma é de facto o segredo deste negócio! Sem ela, os Clubes são meros vasos cheios de nada, vazios de essência, sem paixão ou emoção, sem Orgulho e Sentimento de pertença. Sem Alma os Clubes morrem… Desaparecem!

Mas apesar de ter deixado cair, inadvertidamente, esta pérola de sabedoria, o Frederico tem feito exactamente o oposto… Tem abafado a alma deste Clube e das suas gentes.

Esta semana que terminou foi pródiga em negócio e teve muito pouca alma. No sábado passado a maioria dos Sócios que foi assistir ao jogo contra o Moreirense deparou-se com o facto de William Carvalho ter sido convidado do Presidente, Frederico Varandas, para assistir ao jogo no camarote presidencial.

Está dada a mensagem a todos os atletas do clube! “Podes sair como quiseres, desrespeitar-nos que sempre te receberemos de braços abertos!” Desde que haja saúde e ninguém se magoe…

Respeito? Qual Respeito? Não!!!! Isso é para gente com coluna vertebral! Isso é para gente que não se verga perante as adversidades e que não se agacha perante os falsos poderes, tornando-se conivente!

Dar-se ao Respeito dá muito trabalho e traz muitas chatices para quem só quer um Clube para se entreter e ter um camarote para receber os amigos e partilhar um flute!

As nossas elites não precisam de Respeito! Precisam de dinheiro e visibilidade! As nossas elites só abrem a boca para “arrotar” um conjunto de alarvidades e poderem usufruir do primetime que a comunicação Social lhes oferece se malharem no Clube!

Acabem-lhes com as mordomias e os títulos de Conselheiros e estas elites ficam loucas de raiva… Mas a presença do William Carvalho ao seu lado, isso não lhes provoca nenhum problema. O que importa é o acesso à tribuna VIP com tudo o que têm direito.

Mas a semana não acabaria sem que no domingo se soubesse, pela boca do próprio Adrien, que o Sporting lhe tinha feito uma proposta para ele voltar!! E logo ele só andou 2 anos a forçar a saída, com birras sucessivas e ameaças, tal era o amor pelo Rampante! E logo ele que está a fazer uma carreira tão brilhante no Leicester…

Estes dois exemplos demonstram bem qual o estado do Sporting actual e a razão pela qual o Clube é “espezinhado” por toda gente na praça pública. Não sabemos nos dar ao Respeito.

Alem disso Frederico tu próprio não respeitas a Instituição que Presides. E o pior de tudo, é que contigo, nem Alma nem segredo, nem Negócio. Contigo o Sporting somente terá uma mão-cheia de nada.

Saudações Leoninas