Apesar de tudo que se possa pensar, o Sportinguista não é exigente! Não está no seu sangue sê-lo e por isso somos diferentes…

E não me venham com tretas!!! Um Clube com o número de sócios e adeptos como o nosso, se não ganha há 18 anos, é por falta de exigência dos seus! É porque nós não o exigimos, nem sabemos demonstrar a nossa frustração a quem compete pelas nossas cores.

“Ai mas fomos roubados e tal!” Verdade! Totalmente verdade! E o que fizemos para lutar contra os que nos roubam e gozam com a nossa cara descaradamente e muitas vezes na nossa própria casa? NADA!!!! Lamentámo-nos! Chorámos muito e enfiámos a cabeça na areia pela enésima vez, à espera da próxima situação em que nos pudéssemos lamentar outra vez.

Eu inclusive já ouvi distintos Sportinguistas afirmarem peremptoriamente que não queriam ganhar a todo o custo, porque não valia tudo para ganhar!!!! O que eu nunca consegui perceber é o que é que esses distintissimos e notáveis sócios estavam dispostos a fazer para ajudar o seu Clube a ganhar.

Parece que, para estes, ganhar é uma condição inerente ao existir, tipo título nobiliárquico… somos nobres porque nascemos nobres. Basta existirmos para sermos tão grandes como os maiores da Europa…

Nestes anos todos ouvi falar que a formação fazia parte do nosso ADN, que o ecletismo também fazia, ou seja, tudo coisas giras e boas para substituir a falta de vitórias! O Sporting é um Clube! Tenha 1, 2 ou 20 modalidades tem de ser campeão em TODAS ELAS!!! TODAS!!!! Se calhar ainda não leram bem…TODAS!!!!!!!

E é para lutar até ao fim em todas, tenha a equipa qualidade ou não!!! Que se substitua a qualidade pelo querer e vamos ver se não começamos a ganhar mais vezes????

Quero ver olhos a chorar de raiva quando perdemos, tanto nas equipas como nos sócios. Quero ver homens destroçados porque deram tudo e não ganharam a batalha.

Quero ver caras fechadas e sobrolhos franzidos quando forem às conferências de imprensa e não como acontece hoje em dia que parece mais um dia no escritório…

E quando isso não acontecer, quero ver recepções aos jogadores quando não acharmos que deram tudo o que podiam! Quero que a Direcção os responsabilize a eles e às respectivas equipas técnicas pelas derrotas!

Quero ver o Estádio e o Pavilhão em ebulição nas vitórias e em turbilhão quando perdemos! Não quero que ninguém tenha descanso no Sporting! Ou vêm para dar o máximo ou podem ir andando!

“Ah mas foi por discursos desses que aconteceu a Academia!!!” Não! A Academia aconteceu porque nós enquanto sócios e adeptos não soubemos mostrar aos jogadores que NINGUÉM está acima do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!! Que se eles não dão o litro, serão apertados por nós, como acontece em todos os CLUBES que querem ser campeões!

Ou vocês acham que em Itália, em Inglaterra ou na Alemanha, países onde existem hooligans, tifosi e afins (só para que entendam), os jogadores andam de rédea larga? Pois é… Vejam o Porto e o Benfica, a pressão que os seus adeptos exercem sobre jogadores e sobre árbitros e afins?

Para os profissionais do desporto, a falta de exigência de vitórias e títulos faz com que amoleçam e percam o foco.

Mudou o discurso e as nossas modalidades começaram a perder.

Temos treinadores que mais parecem comentadores do que responsáveis por equipas técnicas, tal é o desassombro com que falam dos jogos! Se um treinador não demonstra ambição, como pode exigir que os seus jogadores o sejam?

Se um Presidente não é exigente, como pode exigir o que quer que seja às equipas técnicas e jogadores?

Se os adeptos e sócios não são exigentes… Como pode um Clube sê-lo?

Os nossos problemas começam em nós e enquanto nos entretivermos com as autofagias e a brincar ao Game of Thrones – Sporting Edition, continuaremos a ver o Porto e o Benfica a ganharem e a dominarem tudo o que é desporto nacional e as suas instâncias de poder.

E nós? Nós continuaremos a viver das glórias do passado, falidos e sem cheta, à espera de casar a filha com um burguês endinheirado qualquer, que traga dinheiro a esta “família de Nobre linhagem” que enche o estômago à conta do passado cada vez mais remoto!

Saudações Leoninas