Olá Bruno.

Não esperava ter de te escrever, outra vez, tão depressa.

Este meu texto já te vai encontrar detido…

Não queria acreditar quando soube que te tinham detido num domingo ao final da tarde… Ainda ficou mais inacreditável quando descobri que só serias presente a um Juiz dois dias depois…

Logo tu que no último mês tudo fizeste para demonstrar que não havia necessidade destas jogadas, porque estavas mais do que disposto a colaborares com as autoridades, essas mesmas que durante 6 meses não acharam necessário chamar-te para prestares depoimento sobre o que se passou em Alcochete, vieram agora à pressa buscar-te a casa, em frente à tua família… Só faltaram as imagens… Mas não deve ter havido tempo para as avisar, pois havia o risco de tu te pirares…

Ouvi dizer em tempos que quem tinha bons amigos ia para Vigo. Agora parece que fica com problemas de memória, que se curam não sei onde, que nem a CMTV consegue encontrar… Mas deve ser preciso ter algo especial, que tu não deves ter.

Ligo a televisão e dizem que és o autor moral do ataque, que provocaste a ira da claque contra os jogadores, com as tuas palavras, posts no facebook e atitude truculenta e frontal. Engraçado que quando esses posts eram contra rivais viciadores de competições ou árbitros que vinham a nossa casa “roubar” descaradamente, nunca nenhuma dessas claques se sentiu no direito de lhes “fazer uma visita”!

Durante anos a sermos “roubados” e gozados e nunca mas nunca essas mesmas claques sentiram necessidade de trocar opiniões com quem nos “roubava” e gozava descaradamente, espoliando-nos anos a fio dos nossos títulos.

E mesmo depois de teres saído, estas mesmas claques foram homenageadas pelos que supostamente foram agredidos e quem te substituiu, até lhes agradeceu… Hoje, a pessoa a quem agradeceram está igualmente presa…

Dizem que tu és o autor moral… Logo tu que és quem mais perdeu com o assalto a Alcochete! Logo tu que sabias perfeitamente que estavas sob escrutínio constante irias pedir ou autorizar algo desse género, que eles fossem lá falar com os jogadores.

Sim, porque todos sabemos que a malta quando quer ir conversar com alguém vai de cara tapada… é uma coisa que gera mais confiança entre as partes… que transmite conforto e segurança a quem dialoga… Qualquer diálogo entre dois mascarados costuma ser muito calmo e potenciador de acordos.

Também sabemos que petardos e tochas são, sem dúvida nenhuma, ferramentas essenciais em qualquer diálogo que se quer pacífico e glamoroso entre pessoas que só querem conversar e nada mais.

E assim, depois de intensas investigações durante 6 meses, que pudemos acompanhar pela nossa querida comunicação social, ávida de noticias sobre o Sporting e tuas, lá chegou o dia em que o MP concluiu que tu eras o culpado moral daquilo tudo… Aliás conclusão essa que já havia sido tirada pelo Juiz que ouviu os moços presos e que agora deve ter sido confirmada por alguma estrela de última hora.

Mas pronto. Agora estás na mão “caridosa” da Justiça. Essa mão que tantas vezes já nos demonstrou o quanto pode ter as vistas bem abertas, para ver e reconhecer a quem se aplica.

Essa Justiça que é vaidosa e gosta de se “passear” por jornais e revistas, pela boca de comentadores e comentadeiros, apesar da obrigação ao segredo!

Tu já sabias que essa obrigação não se aplica de igual forma a todos os cidadãos e em especial aqueles tão adorados pelo Correio da Manhã como tu.

Essa Justiça pessoal e personalizada, cada vez mais moldada ao juiz que a aplica, cada vez mais dada a modernices…

Olha como este texto já vai longo, só te queria dizer mais uma coisa. Continuo a crer na tua inocência, até por uma questão de lógica como já explicou aqui o Nuno. E também porque aos olhos da lei, todos são inocentes até prova em contrário.

Mas também te digo que se se provar a tua culpa de forma cabal e sem margem para dúvidas, serei o primeiro a pedir que te dêem um castigo exemplar.

Ah ó Bruno ajuda-me só aqui numa pergunta… O que achas que vai acontecer aos calções do equipamento? Sabes? Eu acho que o Sporting vai definitivamente trocar os calções pretos por brancos, a partir de agora… Vai aumentar a conta da lavandaria mas que se lixe, que o clube agora tem dinheiro e os sócios não são exigentes!

Até lá recebe este abraço.