“Jamais se desespere em meio das sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.” – Provérbio Chinês

PONTO PRÉVIO

Sou o fundador do Blogue Banco de Suplentes. Convidei algumas pessoas para aqui escreverem de forma livre e sem condicionalismos.

Tudo o que aqui escrevo é o que penso, no que acredito e só a mim me responsabiliza.

EPISÓDIOS EM AVULSO

Ontem, domingo, 11 de novembro de 2018, foi um dia triste e cheio de episódios em avulso, que, de certa forma, ligam-se a outros episódios que aconteceram e, provavelmente, aos que ainda irão acontecer. Mas vamos aos episódios.

O EPISÓDIO DA NOVA ASSEMBLEIA GERAL DO SPORTING CP

A notícia espalhou-se na CS de que, em breve, presumidamente, aconteceria uma AG onde seria decidido a situação dos membros da anterior Direcção. Foi tornado público quer o envolvimento do actual PMAG Dr. Rogério Alves, quer a insatisfação da Dr.ª Rita Garcia Pereira.

O EPISÓDIO NO NÚCLEO DE LONDRES

Foi notícia na CS que o actual presidente do Sporting não cumprimentou Mustafá na sua visita ao Núcleo Sportinguista de Londres. Não houve nenhum desmentido nem esclarecimento.

DOMINGO – PARTE 1 – COMUNICAÇÃO SOCIAL

A informação antecipada. Depressa se difunde que Bruno de Carvalho está detido. E esta informação vai sofrendo alterações em alguns aspectos. Chega as redes sociais.

DOMINGO – PARTE 2 – MUSTAFÁ

O líder da claque Juventude Leonina é detido. As notícias espalham-se e as televisões avançam com a apreensão de droga. Caso que não é virgem nas claques ou nos grupos organizados de adeptos.

DOMINGO – PARTE 3 – A DETENÇÃO

O Dr. José Preto já prestou algumas declarações à RTP. Destaco a estas declarações porque, na minha opinião, são de uma perspectiva que não deve ser negligenciada.

Não era, na minha opinião, necessária, de todo, este constrangimento público de uma detenção a um domingo, perto do jogo do Sporting, e de quem sempre se manifestou colaborante com a Justiça e que sempre quis ver este caso “Alcochete” resolvido.

DOMINGO – PARTE 4 – A INOCÊNCIA

Tenho que fazer esta declaração por consciência e carácter: Eu acredito na inocência de Bruno de Carvalho. Acredito que o tempo irá demonstrar esta minha profunda convicção. Respeito quem não concordar comigo. E desejo que tudo seja rapidamente esclarecido.

Estou ao seu lado! Este é um momento particularmente difícil para ele – o Homem, pai e filho – em que é necessário alguma serenidade e contenção com o que se atira contra a pessoa.

E, todos sabemos, que não terá uma CS a apoiá-lo nem comentadores a justificar a sua inocência como vimos sobre, por exemplo, o Dr. Paulo Gonçalves.

Bruno de Carvalho é presumivelmente inocente até prova em contrário. Chama-se a presunção da inocência.

DOMINGO – PARTE 5 – A CONTRAINFORMAÇÃO E AS EVENTUALIDADES

O Sporting não tem paz! Nem nunca terá enquanto tudo não for devidamente esclarecido.

Impressiona-me a rapidez com que alguns comentadores televisivos colocam em causa a probabilidade de os jogadores terem razão nas rescisões que fizeram com o Clube.

Impressiona-me a conivência e a ajuda que muitos Sportinguistas dão no processo de contrainformação e da credibilidade que dão a algumas eventualidades sobre o Sporting.

DOMINGO – PARTE 6 – O JOGO E A VITÓRIA

E o jogo de futebol passou para segundo plano. Mas teve uma vitória importante. Sofrida. Até estranha com uma arbitragem anormal – para o que estamos habituados e idêntica ao jogo de Tondela – e com a ausência notada da maior claque do Sporting: Juve Leo!

Um agradecimento especial ao Tiago Fernandes por esta grande jornada da sua vida com três memoráveis jogos. Desejo-te tudo de bom!

CONCLUSÃO

A melhor conclusão é a de que não se pode, ainda, tirar conclusão deste domingo atípico e que ficará ligado ao Sporting, quer se queira ou não, como um trágico domingo.

É preciso serenidade. Paciência. E discernimento para saber filtrar toda a informação que é divulgada na Comunicação Social.