No dia 17 de Outubro passado, estive nas comemorações dos 34 anos dos “LEÕES DE PORTUGAL”,  uma digna instituição de Solidariedade Social que tem por missão:

“A nossa missão é a cooperação entre adeptos e simpatizantes do Sporting Clube de Portugal, promovendo acções de solidariedade social que têm por finalidade apoiar, auxiliar e incentivar os mais jovens, os mais idosos e os atletas, nomeadamente os do desporto adaptado, estabelecendo entre todos laços de integração social e de aprofundamento cultural.”

Depois do almoço, seguiu-se a Tertúlia “CANTO E POESIA”, coordenada pelo meu amigo José Branquinho (defensor de Bruno de Carvalho, ainda não saneado), director do Departamento de Cultura do Sporting e acolhida com muito carinho e dedicação pela minha amiga Mónica.

Ao contrário do que acontece noutras tertúlias, a sala dos “LEÕES DE PORTUGAL” estava repleta. Lotação esgotada. Normal, pensei eu, afinal é o dia do aniversário da instituição.

Estava eu tranquilamente em conversa com amigos, quando de repente, desgraça das desgraças, entra um senhor daqueles de fatinho e gravatinha, a distribuir sorrisosinhos falsos e alarves por onde passava. Todas as atenções se voltaram para o dito senhor. Quando vi quem era disse para os meus amigos:

  • Merda! se soubesse que este gajo ia aparecer aqui não tinha vindo!

Era como já adivinharam, um tal gajo que se diz presidente do Sporting Clube de Portugal e que dá pela alcunha de “Fivelas”. Virei a cara para o lado, tapei os ouvidos, não lhe tirei uma única fotografia.

O senhor, a vomitar sorrisos e palavrinhas de ocasião, sentou-se à mesa do almoço. Na altura protocolar, cuspiu um idiota discurso de circunstância, dizendo que:

  •  “sinto-me muito honrado em estar aqui”.

Sentou-se de novo, cortou uma fatia de bolo entre aplausos dos tios e tias presentes (são mesmo tios e tias, não estou a exagerar) e foi-se embora entre aplausos miseráveis. Presença na tertúlia de “CANTO E POESIA”, evidentemente que não!  ele quer lá saber de cultura. Nem deve saber o que a palavra significa. De cultura ele percebe do milhão que deve ter metido ao bolso pelo surreal e aviltante negócio do Rui Patrício (que o Bruno de Carvalho recusou), realizado neste mesmo dia. Finalmente milhões para o Mendes, migalhas para o “fivelas” e quero ver o que vai entrar nos cofres do Sporting. Desconfio que não vai entrar um cêntimo. Uma vergonha.

Claro, sua Excelência o senhor Presidente da Junta de Freguesia, um lacaio de sua Excelência o senhor Primeiro Ministro, esteve presente e botou discurso. Agora o Sporting já tem direito a ter representantes do poder nas suas cerimónias. Nem sei como o outro presidente duma Associação Criminosa do outro lado da segunda circular não esteve presente, está mal não participar nas comemorações dum clube filial da sua associação.

Uma pessoa ao meu lado comentou comigo:
– Este gajo é um merdas.
– Sim, tem razão e foi ele um dos mandantes de Alcochete.
– Quem? o Presidente da Junta?
– Não, o “fivelas”…
– Mas eu estava a referir-me ao Presidente da junta, mandante de Alcochete, foi o Bruno…
Claro está que a conversa acabou aí…

Depois da tertúlia, excelente diga-se, conversa no elevador.
– Não sei onde o Sporting vai parar. Destruíram o trabalho do Bruno – disse eu a um tertuliano.
– Nem pense nisso, retorqui o dito senhor, o Bruno já não tinha condições…
Claro está que a conversa acabou aí…

Já não argumento. Estou como um médico meu amigo que farto de aconselhar que não se deve fumar porque o tabaco é muito prejudicial à saúde me dizia:
– Enchi. Vou deixar de tentar convencer os meus pacientes que a terra é redonda. Se pensam que ela é quadrada, que pensem, quero lá saber. Desisto!

Já agora, fiz à mesa de almoço um pequeno poeminha, dedicado aos “LEÕES DE PORTUGAL” e que disse na tertúlia (obviamente sem a presença do dono da fivela).

LEÕES DE PORTUGAL
17 de Outubro de 2018
 
estamos nos leões de Portugal,
estamos na solidariedade social,
somos feitos de Sporting.

estamos na festa dos trinta e quatro anos,
somos diferentes sem enganos,
somos feitos de Sporting.

longa vida aos leões de Portugal!
viva o Sporting Clube de Portugal!

Até para a semana
Viva o Sporting Clube de Portugal!