A “Grande Mentira” é uma técnica de propaganda que se baseia em que se uma mentira for tão, mas tão grande, ninguém achará que alguém é capaz de distorcer a verdade de forma tão infame.

Propaganda é informação que não é objetiva e é usada primeiramente para influenciar uma audiência, e ainda mais uma agenda mediática, apresentado factos de uma forma seletiva e truncada para criar uma perceção, ou usando um tipo de linguagem carregada de emoção. A propaganda é utilizada por vários tipos de organizações desde Governos a Empresas e algumas vezes pelos Media, que não só a difundem como a produzem.CM

Esta introdução é feita por causa de tudo o que temos vivido. E o que temos vivido?

Está tudo filmado e escrito, de uma forma que influencia a opinião pública, passando imagens até à exaustão com as palavras emocionadas de Governantes, choros de ex-atletas, palavras inflamadas de Sócios escolhidos a dedo.

Começa-se na Madeira com uma pequena altercação no Aeroporto, filmada. Passa-se para uma notícia escrita, pela manhã, de uma suposta corrupção da qual mais nada se ouviu desde então, e nessa mesma tarde por “coincidência” o ataque à Academia, e ainda maior “coincidência” havia, lá está, uma câmera de um canal a fazer zoom para uma estrada.

De imediato foi feita a ligação de um post de Facebook escrito em abril, à situação da Academia a meio de maio. Sem mais, sem provas, julgamento imediato, com tolerância zero. Compare-se com o que agora se diz em relação ao rival: que é preciso dar a “presunção de inocência”, que é “preciso uma fatura que comprove” a causa efeito. Palavras de Governantes? Zero. Palavras inflamadas de Sócios do rival nas TVs? Zero. Choros de ex-atletas do rival nas TVs? Zero.ferromarcelo

Acabe-se com uns apoteóticos e grandiosos 71% anunciados nas TVs mesmo antes da abertura das urnas de 1 a 7 votos, e esse mesmo anúncio feito quando as urnas de 8 a 20 votos estavam ainda a meio da contagem. Ninguém me contou, estava lá e vi.

A propaganda é tão grande que muitos Sportinguistas foram e vão atrás disto, e é por isso que em minha opinião tudo não passa de uma “Grande Mentira”.

Um abraço de Leão

Nuno Sousa – sócio 9.575-0 desde 1981

PS – dia 10 de agosto foi o dia em que entreguei as assinaturas de pedido da AG. Ao dia de hoje continuo sem ser notificado por Jaime Marta Soares, que mais uma vez teve tempo para estar numa TV a dar uma entrevista, mas não teve para me responder.